CHÂTEAU SIXTINE CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE ROUGE 2019

Châteauneuf-du-Pape, França
Châteauneuf-du-Pape, França

CHÂTEAU SIXTINE CHÂTEAUNEUF-DU-PAPE ROUGE 2019

Sublime e elegante Châteauneuf de vinhas de “La Crau”, assinado pelo admirado Château Sixtine, com 95 Pts Dunnuck. Imperdível!

Selos e premiações

  • D 93
  • JD 95
  • V 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Grenache
  • Mourvèdre
  • Syrah

Sobre o produto

A região de Chateauneuf-du-Pape é pequena, se comparada a outras do sul da França, e também única.


O calor da região é marcante. As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomar altura por causa dos fortes ventos que vem do mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras, que cobrem os solos, segue amadurecendo as uvas pela noite,resultando em vinhos com alta concentração de sabores.


Neste terroir extremo, no famoso plateau chamado “La Crau”, está localizado o Château Sixtine, que cultiva uvas e produz vinhos na região desde 1673. Hoje seus vinhos estão entre os mais procurados da AOC e nos emocionam há anos.


Segundo Jean-Marc Diffonty, “meus vinhos são para meus clientes desfrutarem, não para ficar colecionando poeira na adega, ou para agradar algum crítico daqui a décadas”.


O estilo do produtor certamente permite que este vinho já possa ser apreciado hoje, mas para isso recomendamos aerar o vinho no decanter por, no mínimo, uma hora. Prefere guardá-lo? Com certeza seguirá evoluindo muito bem pelos próximos 10 anos.


Envolvente e complexo, este lindo Châteauneuf entrega instigantes notas florais e de frutas vermelhas maduras, um toque de chocolate amargo e cedro.


No paladar preenche a boca como um veludo, combinando suculência e uma incrível pureza da fruta, com um final de boca extremamente agradável e persistente. Sublime!


Harmoniza muito bem com excelente companhia, paciência, carnes de caça, bife ancho au poivre com couscous marroquino e risoto de funghi porcini.


95 Pontos - Jeb Dunnuck - O carro-chefe é o Châteauneuf Du Pape Château Sixtine 2019, principalmente Grenache com grandes quantidades de Syrah e Mourvèdre, vinificado em concreto e barricas usadas. É outra amostra rica de barricas, mas incrivelmente polida, sem costura, que tem amplos frutos de amora e framboesa preta, bem como notas de chocolate, carnes curadas e especiarias, encorpado, abundância de taninos polidos e um ótimo final.


93 Pontos - Decanter


93 Pontos - Vinous - Josh Raynolds “De cor violeta, tem aromas florais, de frutas vermelhas e mirtilos, com notas de especiarias e nuances de alcaçuz e ervas bem suculentas. Macio e energético no paladar, oferece sabores de amora madura e refrigerante de cereja, sustentados por acidez suculenta. Num estilo profundo mas vivo, terminando com um impulso forte e picante e taninos construtores que acrescentam uma aderência sutil.”

História

Jean Diffonty, herdeiro e winemaker da Château Sixtine, é um micro produtor extraordinário, que optou pela dificílima tarefa do preparo orgânico e a preservação da biodiversidade local é plena.


A propriedade pertence à família dele desde 1673, uma das mais antigas famílias de todo o Rhône. Seu pai, enólogo e prefeito por 30 anos da aldeia Châteauneuf-du-Pape, foi creditado por trazer a região à modernidade.


Situado entre Orange e Avignon, o Sixtine tem 15 hectares apenas, consolidadas em 3 vinhedos com solos de composições diferentes, uma de marga, a outra de pedras de granito e calcário, a terceira de argila e calcário. Seus cuvées são blends das uvas dessas parcelas.


Consideramos o Diffonty um puro sangue do terroir, um artista elevando a expressão das uvas a um nível superior.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message