CHÂTEAU MONTROSE GRAND CRU CLASSÉ SAINT-ESTÈPHE AOC 2018
CHÂTEAU MONTROSE GRAND CRU CLASSÉ SAINT-ESTÈPHE AOC 2018
Avaliado com 100 Pontos por Dunnuck, o Grand Cru Classé Montrose de Saint-Estèphe combina elegância e poder em um vinho simplesmente excelente.
Selos e premiações
- rp98
- js98
- d98
- jd100
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
14.50%TEMPO DE BARRICA
18 MESESDESCANSO
180 MINTEMPERATURA
16.00 °CUVA/CORTE
MerlotCabernet SauvignonCabernet FrancSobre o produto
O célebre Château Montrose, entre os maiores Grand Cru Classé, tem um dos terroirs mais privilegiados de Bordeaux.
Situado na AOC St. Estèphe, na margem esquerda do rio Gironde, está no extremo noroeste das apelações de maior classificação do Médoc.
Um antigo ditado de Bordeaux diz que os melhores vinhedos “podem ver o rio”, regiões onde o solo é formado por cascalho e pedras, perfeito para a drenagem da água, e portanto, está sujeito à influência marítima mais intensa do Atlântico, como é o caso das valiosas parcelas do Château Montrose.
Na safra 2018 o Grand Vin do Château Montrose foi elaborado a partir de um assemblage de 72% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot, 6% Cabernet Franc e 2% Petit Verdot que estagiou em barricas de carvalho francês por 18 meses antes de ser engarrafado.
É um vinho brilhante! Uma bela amostra de toda a tradição e história desta propriedade Grand Cru Classé do Médoc.
A cor é um vermelho-rubi profundo e intenso. O nariz é delicado e muito complexo. Após algumas horas no decanter revela aromas de frutas pretas e flores brancas acompanhados de sutis notas defumadas.
Na boca é pleno, com uma excepcional riqueza de sabores. Poderoso e sedoso, oferece comprimento e delicadeza incríveis. Um vinho clássico, elegante e muito preciso que reflete perfeitamente a assinatura deste terroir.
100 Pontos - Jeb Dunnuck
“Uma potência encorpada e também um vinho perfeito, o Château Montrose 2018 é uma mistura final de 72% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot e 6% Cabernet Franc que foi criado em 60% de carvalho francês novo. Apresentando um tom roxo profundo, bem como níveis impressionantes de crème de cassis e frutas esfumaçadas de amora e notas de tabaco, lápis de grafite, terra arrasada e chocolate, é profundo, opulento e incrivelmente concentrado no paladar, sem falta de notas médias. profundidade do paladar, taninos ou comprimento. Isso me lembra um pouco uma versão mais fresca de 2003, embora haja mais Cabernet Sauvignon em 2018 e menos Merlot. Tem aquela mineralidade clássica de Montrose e um estilo retrógrado e mineral, mas suspeito que será bebível em apenas 5-6 anos e deve evoluir para uma lenda moderna deste terroir”.
98 Pontos - Decanter
“Rico e profundo, com lindas nuances de chocolate amargo, mocha, grãos de cacau e alcaçuz. Cheio de poder discreto e taninos sedosos. É lindo e está entre os meus melhores vinhos da Margem Esquerda. À medida que se abre no copo, você obtém cereja preta doce e polpa de cassis, além de uma sensação de alegria alegre. Excelente vinho de Montrose”.
98 Pontos - James Suckling
“Pureza e beleza no nariz com caráter de amora, mirtilo, framboesa, cascalho e violeta. Um tinto encorpado com massas de taninos polidos e sabores intensos de groselhas e amoras. Final suculento. Super profundidade nisso. Continua por alguns minutos”.
98+ Pontos - Wine Advocate
“O Montrose 2018 é uma mistura de 72% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot, 6% Cabernet Franc e 2% Petit Verdot. De cor púrpura granada muito profundo, necessita de uma boa quantidade de ar para libertar os aromas vibrantes de amoras esmagadas, ameixas em conserva e cassis com sugestões de anis estrelado, peito de cedro, vegetação rasteira, especiarias indianas e minério de ferro, além de um sopro emergente de violetas. O paladar encorpado apresenta os taninos mais primorosamente maduros, oferecendo uma espinha dorsal sólida com toneladas de frescor levantando a fruta tensa e musculosa, terminando longo e mineral. Voltar a este vinho durante um período de horas e depois dias revela ainda um Montrose de grande opulência, riqueza e profundidade. Aliás, o nível do IPT este ano é 82, o que indica um nível de taninos muito elevado, mas mesmo assim estão tão, tão maduros. O álcool gira em torno de 14,5%. Mas sente-se, feche os olhos e esqueça os números - isto é puro hedonismo na sua juventude, com fantásticos mais de 40 anos de cave pela frente”.
História
A história de Montrose foi escrita por três famílias de proprietários ao longo de dois séculos, famílias pioneiras do Médoc, visionários e astutos, cuidavam e tiravam o melhor de seu terroir único.
O Chateau goza de uma situação geográfica excepcional em Saint-Estèphe e o ano de 1855 marcou o nascimento de um Grand Cru com a inclusão do Château Montrose na classificação oficial, um feito espetacular para um vinhedo de apenas 40 anos, na época.
Um extenso programa de renovação com objetivos ambientais muito rígidos foi realizado na propriedade desde que foi adquirida por Martin e Olivier Bouygues em 2006, refletindo a determinação dos novos proprietários em perpetuar a qualidade do vinho e fazer do Château Montrose um modelo de vinificação especializada e de desenvolvimento sustentável.