CHÂTEAU FONRÉAUD CRU BOURGEOIS LISTRAC-MÉDOC 2015

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CHÂTEAU FONRÉAUD CRU BOURGEOIS LISTRAC-MÉDOC 2015

Um excepcional Cru Bourgeois, de uma das safras icônicas do milênio em Bordeaux. Conheça esta linda obra de arte!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • RP 92
  • S 93
  • V 92
  • WE 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

Estruturado e sedutor, um Cru Bourgeois elaborado no terroir de Listrac-Médoc, pela família Chanfreau, em um ano histórico em Bordeaux.

Nessa sub-região, a Cabernet Sauvignon é a protagonista e juntamente com outras castas bordalesas elabora tintos de caráter austero quando jovens. O tempo então é um aliado, juntamente com a Merlot, que contribuem para torná-lo ainda mais especial e complexo.

A safra 2015 foi excepcional em Bordeaux, uma das melhores safras do milênio. Elaborou vinhos de grande profundidade, opulência marcante e alta concentração de sabores, combinados a taninos marcantes e de excelente qualidade.

Hoje os vinhos da 2015 estão esgotados em Bordeaux e no mundo. Pela parceria com a propriedade, conseguimos uma pequena alocação deste achado!

Este aqui é um clássico blend do Médoc, com Cabernet Sauvignon (51%), Merlot (45%) e Petit Verdot (4%), este vinho estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% novas, aportando estrutura e longevidade.

Com uma clássica e profunda cor rubi, seduz com elegância entre aromas de frutas vermelhas, como framboesa em calda e groselhas frescas, com um toque de especiarias. No paladar é rico e vigoroso, com notas de frutas negras, leve tostado e baunilha, excelente acidez e taninos super integrados, aveludados, de altíssima qualidade. Agora com 8 anos após a safra o vinho está muito integrado e brilhante, entrando na janela ideal para tomar.

Um Cru Bourgeois que seguirá evoluindo muito bem na adega pelos próximos 10-15 anos. Para ser apreciado hoje, recomendamos decantá-lo antes de 45 a 60 minutos.

Harmoniza perfeitamente com uma suculenta costela bovina no bafo, um bife ancho ao poivre, ou um delicioso risoto de cogumelos e ameixas.

92 Pontos - Robert Parker

“Degustado na degustação anual Cru Bourgeois, o Fonreaud 2015 oferece aromas impressionantes e envolventes de amora e briary no nariz, bem definidos e focados com apenas uma ligeira redução que funciona a seu favor. O paladar é de corpo médio com tanino firme, mas fino, muita fruta preta tingida de especiarias misturada com grafite e cedro para o final estruturado. Admiro o comprimento deste Listrac e suspeito que dará muitos anos de prazer. Provado em setembro de 2017”.

92 Pontos - Vinous (Neil Martin)

“O Fonréaud 2015 é um blend de 51% Cabernet Sauvignon, 45% Merlot e 4% Petit Verdot cultivado a 38Hl/Ha. Tem um coulis de framboesa limpo e fresco, buquê perfumado de cranberry e morango com aromas de cedro e tabaco entrelaçados. Na boca é de corpo médio com tanino crocante, boa profundidade, bem estruturado, mas não inacessível. É longo e macio na boca com um final salino crocante. Este Listrac é tão bom quanto na degustação Cru Bourgeois do ano passado. Degustado na sala de degustação Oenoconseil em Bordeaux”.

91 Pontos - Wine Enthusiast “A família Chanfreau continua seu curso habilidoso com este vinho maduro, cheio e rico. Os taninos da fruta e da madeira são proeminentes, dando um caráter seco a este vinho jovem. No entanto, a rica fruta de groselha preta está se desenvolvendo bem. Este vinho tem um futuro a longo prazo. Beba a partir de 2025”.

História

“Fonréaud”, anteriormente “Font-réaux”, significa “Fonte Real”. No século XII, o rei da Inglaterra e Eleanor d’Aquitaine pararam nesse lugar para saciar a sede.

As caves atuais foram construídas no século XVII e reformadas ao longo do tempo. O castelo substituiu a quinta original em 1850, quando o então proprietário Henri Le Blanc de Mauvezin decidiu iniciar sua construção

Por muito tempo este castelo permaneceu inacabado, até 1962 quando Léo Chanfreau, enólogo na Argélia, voltou com sua família para a França. Ao visitar muitas propriedades, se apaixonou por Fonréaud e tudo foi reformado.

Hoje, Jean Chanfreau, acompanhado por sua esposa Marie-Hélène, sua irmã Caroline Chanfreau-Philippon, sua sobrinha Marion e seus dois filhos, Guillaume e Loïc, literalmente vivem esta vinha de 38 hectares, entre Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot,, com paixão e respeito ao meio ambiente.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message