DOMAINE PIGUET GIRARDIN CHASSAGNE MONTRACHET 1ER CRU MORGEOT 2019

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE PIGUET GIRARDIN CHASSAGNE MONTRACHET 1ER CRU MORGEOT 2019

Opulento e longevo Chassagne-Montrachet 1er Cru! Um néctar divino!

Selos e premiações

  • S 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Ao sul da Côte de Beaune, eis que surge Chassagne-Montrachet e Puligny-Montrachet, terroirs dos maiores Grands Crus e Premier Crus de vinhos brancos borgonheses.

Ao lado de Puligny-Montrachet, Chassagne é considerado por muitos a expressão mais complexa da casta Chardonnay em todo o mundo.

São vinhos incrivelmente longevos, com a possibilidade de melhorar na guarda por no mínimo 10 anos, às vezes até 40 ou 50 anos, nos casos dos vinhos Premier e Grand Cru!. Isso mesmo! Quase nenhum outro vinho branco possui uma vida tão longa.

Este belíssimo cuvée vem de Chassagne-Montrachet Premier Cru “Les Morgeot ”, o maior vinhedo 1er cru de Chassagne Montrachet e um dos mais importantes.

Segundo Rajat Parr, Master of Wine, um dos mais influentes sommeliers do mundo hoje, Chassagne produz alguns dos vinhos mais minerais e do mais puro poder de toda Côtes de Beaune. Falando especificamente do Cru Morgeot, “pode esperar um brilhante destaque de mineralidade em volta em um camadas de raspas de limão e damasco.”

Envelhecido 100% em barricas de carvalho provenientes das florestas da Borgonha, durante 12 meses (30% barricas novas), entrega uma incrível complexidade.

Uma cor amarelo pálido com reflexos dourados se faz presente na taça. O nariz oferece notas de pêssego, camomila, ervas finas e nuances de baunilha.

O paladar é opulento, de certo modo voluptuoso, e seduz com notas de fava de mel, nozes e camomila, com um toque sutil de carvalho. Tudo se equilibra perfeitamente bem com uma uma acidez vivaz, um frescor instigante e um final longo e persistente. Um néctar divino!

Para decantar 90 minutos, ou deixar na adega uns anos (brilhante agora, vai ser uma experiência inesquecível em uma década).

Uma combinação perfeita como aperitivo, com blanquete de vitela, bisque de camarão, capão recheado ou até mesmo charcutaria fina.

94 Pontos - Equipe Sonoma

História

A história da Domaine Piguet Girardin é bastante recente. Anne-Marie e Dominique se uniram em 1985 e criaram a Domaine com o nome homônimo. Os dois jovens tinham então menos de 30 anos, ambos de famílias com tradição vitivinícola secular (mais de 10 gerações), Anne Marie da família Girardin de Santenay e Dominique da família Piguet de Auxey-Duresses. Eles inicialmente reuniram 6 hectares herdados de ambos os lados de seus pais. Ao longo dos anos 90 e 2000, a propriedade cresceu através de aquisições nas denominações de Auxey-Duresses, Pommard, Chassagne-Montrachet e Meursault. Hoje, abrangem 18 denominações em aproximadamente 12 Ha (Côte de Beaune, de Pommard a Maranges via Meursault, Auxey-Duresses, Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet e Santenay).
Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message