ADEGA DE BORBA CASTELO DE BORBA RESERVA BRANCO ALENTEJO 2020


ADEGA DE BORBA CASTELO DE BORBA RESERVA BRANCO ALENTEJO 2020
Um excelente vinho branco Reserva Alentejano que esbanja cremosidade. Muito especial!
- ad91
- s92
Harmonize com
Peixes
Comidas Asiaticas
Frutos do mar
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
Quantidade
TEOR ALCOÓLICO
13.00%
DESCANSO
30 MIN
TEMPERATURA
12.00 °C
UVA/CORTE
Antão VazArintoRoupeiroViognierSobre o produto
Este é um branco de excelência, feito pela renomada Borba, produtor peso-pesado de Alentejo.
Ffoi feito a partir de um blend de uvas brancas: Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Viognier, que conferem tanto excelente acidez, corpo e volume um destacado caráter aromático.
Em seu processo de vinificação, o Castelo de Borba Reserva Branco passa por um estágio ligeiro e parcial em barricas de carvalho francês e americano com “batônnage sur lies”, que confere estrutura e untuosidade ao vinho, um lado cremoso muito desejado nos grandes brancos, desde Borgonha até o Novo Mundo.
Dourado intenso na taça, apresenta aromas intensos de cera de abelha, favo de mel e marmelo. Parece até um vinho envelhecido tamanha complexidade no nariz.
Na boca, se mostra um vinho com expressivo e sutil, diferente de muitos brancos Alentejanos, que tendem de ser mais óbvios. Este aqui remete mais a França. Cera de abelha se repete, trazendo junto nuances de melão, marzipan, flores brancas e um lindo lado amendoado. Estruturado, harmonioso e equilibrado, com lindo final em boca, estrela da nossa degustação.
É uma ótima harmonização para frutos do mar, ceviches e até mesmo um pad thai.
92 Pontos - Sonoma Market
91 Pontos - Revista Adega - Branco composto a partir de uvas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Viognier, cultivadas em solos argilo-calcários e de xisto, com estágio parcial em barricas de carvalho americano e francês, durante curto período de tempo. Cativante nos aromas e nos sabores, é bem feito em seu estilo de maior madurez de frutas brancas e de caroço, seguidas de notas florais, de ervas secas e de especiarias doces, com sua pulsante acidez e sua textura firme e cremosa trazendo equilíbrio ao conjunto. Tem final cheio e persistente, com toques cítricos, de pêssegos, de frutos secos, de camomila e de mel.
História
A Adega Cooperativa de Borba é a mais antiga cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem do Alentejo.
Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada) com uma designação alentejana.
Hoje, a Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas, com uma produção anual de 10 milhões de litros de vinho, comercializados para 35 países.