CACIQUE MARAVILLA NATURALMENTE TINTO 2019
Naturalmente Tinto foi o primeiro vinho natural a chegar ao Brasil, em 2013. Das vinhas de Pais mais antigas da América do Sul, com 250 anos, é complementado com Malbec e Cabernet Sauvignon que entregam uma experiência selvagem e irreverente.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeParte da filosofia do enólogo Manuel Moraga Gutierrez, da Cacique Maravilla, é resgatar métodos ancestrais de vitivinicultura e encontrar a expressão mais pura de cada uva na fria região de Yumbel, na província de Bío-Bío, no sul do Chile.
Considerado pelo Guia Descorchados um dos produtores orgânicos/biodinâmicos mais interessantes do Chile, seus vinhos também são naturais (não levam sulfitos ou outros conservantes) e encantam a equipe de Curadoria da Sonoma safra após safra.
Naturalmente Tinto foi o primeiro vinho natural a chegar ao Brasil, há 10 anos.
Nesta safra foi elaborado a partir de um corte de Cabernet Sauvignon, Malbec e Pais, com as uvas da cepa Pais sendo as mais interessantes aqui: o vinhedo é um dos mais antigos da América do Sul, com vinhas selvagens e de baixa intervenção humana. Estas vinhas chegam até 250 anos de idade, as mais velhas de Chile e entre as mais velhas do mundo.
As uvas são co-fermentadas espontaneamente (ou seja, com leveduras indígenas), parte em tanques ecológicos e parte em barricas antigas, que ficam abertas e sem controle de temperatura. Não há qualquer correção ou uso de aditivos durante o processo. O vinho não é filtrado, clarificado e sequer recebe adição de sulfitos.
Este é um vinho complexo e ainda selvagem, que se abre em camadas e exprime aromas de ferro, chão de fazenda, cogumelos frescos e um toque herbáceo de manjericão. Em boca é recheado de especiarias como cominho e pimenta preta e apresenta nuances picantes. Seus tanninos são marcantes e bastante presentes e envoltos em uma deliciosa acidez. Totalmente natural, "cru", uva prensada, sem aditivos, porém com uma pureza e qualidade de fruta impecável.
Ideal para acompanhar cortes de charcutaria, como salames, presuntos maturados, além de terrines e confits, com pão e azeite de oliva; também harmoniza bem com pratos à base de cogumelos.
92 Pontos - Alykhan Karim (CEO - Sonoma Market)
Técnicas ancestrais, pouca interferência nos vinhos, liberdade para que a natureza dite a vinificação.
E é exatamente o que Manuel Moraga Gutierrez, vinhateiro responsável pela pequena vinícola Cacique Maravilla, faz na comuna de Yumbel, na região do Biobío.
Para começar, a família de Manuel faz vinhos de maneira tradicional no Chile há nada menos que três séculos, coisa raríssima por lá. Manuel é um dos adeptos do cultivo orgânico e da vinificação natural, ou seja, nada de químico nos vinhedos e, tampouco, em seus vinhos – verdadeiras raridades de boutique.