CHATEAU BRANE-CANTENAC GRAND CRU CLASSÉ MARGAUX AOC 2018
CHATEAU BRANE-CANTENAC GRAND CRU CLASSÉ MARGAUX AOC 2018
Fruto de uma safra excepcional, segundo os produtores, Brane-Cantenac é hoje um dos vinhos mais cobiçados de Margaux. Grand Cru Classé com 96 + 95 + 95 + 95 Pts, é um must-have para os fãs de Bordeaux.
Selos e premiações
- we96
- js95
- d95
- jd95
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
Avise-me
TEOR ALCOÓLICO
13.50%TEMPO DE BARRICA
18 MESESDESCANSO
120 MINTEMPERATURA
16.00 °CUVA/CORTE
MerlotCabernet SauvignonCabernet FrancPetit VerdotSobre o produto
No coração da distinta denominação Margaux, o Château Brane-Cantenac ergue-se orgulhosamente.
Reconhecida pela produção de vinhos de notável elegância e requinte, esta propriedade de é um emblema de qualidade e excelência no mundo do vinho.
As vinhas estão plantadas em solos arenosos e de cascalho intercalados com grandes seixos. Essas pedras retêm o calor do sol e o cascalho do solo permite uma excelente drenagem da água ao redor das vinhas.
A safra 2018 foi considerada excepcional pelos produtores. Neste ano, para a elaboração do Grand Vin foi utilizado um corte de 74% Cabernet Sauvignon, 23% Merlot, 2% Cabernet Franc e meticulosos 1% de Petit Verdot, frutos de vinhas com idade média de 35 anos e que passaram por um estágio de 18 meses em barricas de carvalho (70% novas).
O resultado foi um vinho de cor profunda e escura, com reflexos violáceos. O nariz intenso combina harmoniosamente notas amadeiradas, picantes, frutadas e florais, revelando a sua grande complexidade.
No paladar, é de grande magnitude. O vinho é concentrado e lindamente equilibrado. Os taninos de textura granulada e sedosa são revestidos e conferem ao vinho grande elegância.
96 Pontos - Wine Enthusiast
“Essa é hoje uma das principais propriedades de Margaux. Seu último lançamento apresenta estrutura, frutas pretas elegantes e taninos ricos. De textura densa e vibrantemente frutado, o vinho tem um bom futuro. Beba a partir de 2027”.
95 Pontos - James Suckling
“Aromas de cogumelos, carne, casca e iodo com amoras e groselhas, seguindo para um corpo cheio com taninos firmes e cremosos que dão estrutura e forma ao vinho. Apertado no final. Longo e persistente com presença. Beba depois de 2025”.
95 Pontos - Decanter
“Frutas profundas e generosas, amora e chocolate, há aqui um bom equilíbrio com profundidade e interesse e muito sabor. Coisas realmente boas, suculento e com um impulso no paladar. 1% Petit Verdot compõe o blend – não houve Carmenère no grand vin em 2018. 70% carvalho novo. Janela de consumo: 2026 - 2045”
95 Pontos - Jeb Dunnuck
“Um Margaux por excelência, bem como um dos melhores vinhos que provei desta propriedade, o Château Brane-Cantenac 2018 é baseado em 74% Cabernet Sauvignon, 23% Merlot e o restante Cabernet Franc e Petit Verdot, todos envelhecidos em 70% de carvalho francês novo. Lindas frutas de cassis e amora, bem como notas de folhas de tabaco, especiarias, cedro e flores primaveris emergem do copo. De médio a encorpado, muito equilibrado e elegante, apresenta muita fruta, textura uniforme e boa acidez. Dê às garrafas 4 a 5 anos e desfrute durante os 30 anos seguintes ou mais”.
História
A lenda de Brane-Cantenac, nascida há 300 anos, evoca uma relação florescente entre o homem e a terra, que ganhou força ao longo dos anos.
Chamada Hostein no século XVIII, esta grande propriedade foi posteriormente comprada pela família Gorce e produziu um dos vinhos mais famosos do Médoc muito antes da classificação de Grand Cru Classé de 1855.
A família Lurton está à frente da propriedade há quatro gerações, como guardiões dedicados que continuam a garantir o desenvolvimento da propriedade e a produção de vinhos de altíssima qualidade.
Desde 1992, Henri Lurton, atual proprietário, continua a jornada iniciada por seu pai e seus antepassados. Apesar de ser um fã da inovação e das novas tecnologias, Henri nunca perde de vista os valores tradicionais que continuam a ser parte intrínseca da identidade da Brane.
Acima de tudo, Lurton orgulha-se do seu terroir único e está consciente da necessidade de tratar o solo, a vinha e as uvas com o maior respeito e ao mesmo tempo garantir o destino do Château.
A propriedade fica na região centro-sul da comuna de Margaux-Cantenac, logo ao sul do Château Cantenac-Brown e a oeste de cidades como Kirwan e Boyd-Cantenac.
Datada do século XVII, a propriedade foi adquirida após a Revolução Francesa pelo Barão Jacques-Maxime de Brane, que lhe deu o nome.