CONTERNO FANTINO BAROLO GINESTRA VIGNA SORÌ DOCG 2019

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

CONTERNO FANTINO BAROLO GINESTRA VIGNA SORÌ DOCG 2019

Um elegante e longevo Barolo do histórico vinhedo Ginestra Cru, com 97 pontos Robert Parker e 96 pontos Suckling e Galloni! Um tesouro de Monforte d’Alba.

Selos e premiações

  • D 95
  • JS 96
  • RP 97
  • V 96
  • WS 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Entre as grandes estrelas da Barolo DOCG, Conterno Fantino elaborou esta excepcional expressão do Cru Ginestra, um tesouro escondido na sub-região de Monforte d’Alba.

Provenientes de um único vinhedo histórico, com vinhas plantadas em 1971, 1983 e 1988, as uvas Nebbiolo frutificam em exposição ideal virada a sul (“sorì”, no dialeto piemontese).

Assim, este Barolo evoluiu por 24 meses em barris de carvalho francês, com mais um ano em garrafa antes de ser comercializado. Expressão genuína do seu terroir, de vinhas orgânicas e biodinâmicas, vinificado com leveduras autóctones e mínima quantidade de sulfitos.

É impressionante o buquê no nariz. Após decantação, de 1 a 2 horas, apresenta aromas herbáceos de mato, floresta combinado a florais estonteantes de violetas com especiarias, alcaçuz e frutas vermelhas.

Em boca, seu volume preenche o gole, mas apresenta delicadeza nos taninos, que são bem avelulados, estruturados e equilibrados, a ponto de ressaltar a opulência frutadas de berries silvestres em uma acidez deliciosa. Grande pontencial de guarda para 20 ou anos ou mais.

Harmoniza impecavelmente com carnes mais fortes, de caça, como javali, ou um cordeiro assado com ervas finas. Se preferir algo mais clássico, é um belo par com trufas negras, portanto indicamos o turnedô Rossini.


95 Pontos - Decanter

Um grande Barolo com um nariz inebriante de violeta seca, quase pot-pourri, com intensos aromas de cereja e de romã. A elegância e a intensidade do Ginestra se destacam aqui com taninos aveludados incrivelmente bem manuseados, acidez elevada e um caráter super saboroso. A vibração do acabamento combinada com seu estilo elegante garante sua longevidade.

95 Pontos - Wine Spectator

Este tinto exala sabores maduros de cereja, framboesa, ameixa, com notas florais e de ervas selvagens, envoltos em um abraço de carvalho tostado. Vibrante e intenso, com excelente equilíbrio e um final de boca longo, cheio de frutas e arbustos. Melhor de 2027 a 2047.

96 pontos - James Suckling

Notas de cereja, bergamota e pinhão com casca e alcaçuz. Volumoso e amplo, com taninos compactos, mas ultrafinos, distribuídos uniformemente no palato. Muito longo e profundo. Refinado e opulento. Bem elaborado. Beba depois de 2027.

96 Pontos - Vinous por Antonio Galloni

O Barolo Ginestra Vigna Sorì 2019 é um dos vinhos mais elegantes que já provei de Conterno Fantino e do Ginestra cru. Amplo, com enorme intensidade, o Sorì Ginestra é deslumbrante. Todas as assinaturas da Ginestra transparecem no copo. O 2019 é profundo e vibrante, mas também maravilhosamente fresco. Há uma cremosidade em 2019 que é impossível perder. Impressionante!

97 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

O Barolo Ginestra Vigna Sorì Ginestra 2019 tem um toque quase botânico com muitas flores silvestres, íris e ervas de jardim, mergulhadas em frutas pretas, especiarias e metal enferrujado. O vinho não recua em termos de complexidade. Há muitos adjetivos que poderiam ser aplicados ao bouquet. Em termos de paladar, este elegante Barolo é bastante suave, com taninos e acidez suficientes para garantir um longo percurso de envelhecimento.

História

A vinícola Conterno Fantino foi fundada em 1982 por Claudio Conterno e Guido Fantino. Hoje cultiva 27 hectares de vinhas e produz cerca de 140.000 garrafas por ano, divididas em Nebbiolo, Barbera, Dolcetto e Chardonnay.

A sustentabilidade ambiental, a preservação da biodiversidade, o respeito pela terra e seu patrimônio são os princípios orientadores que orientam o cultivo das vinhas, cultivadas organicamente (certificadas pela CCPB).

Com o objetivo de reduzir ainda mais o impacto ambiental, a expansão da vinícola de 2008 utilizou vários aprimoramentos técnicos com o objetivo de economizar energia, como painéis solares, um sistema geotérmico e, por fim, o uso de áreas úmidas especificamente destinadas à purificação de águas residuais.

A adega Conterno Fantino forma os seus vinhos com o objetivo principal de refletir a sua própria identidade: da esmerada seleção manual da fruta à colheita manual em pequenas caixas; da preservação dos aromas com fermentação espontânea de leveduras autóctones (não é utilizada levedura comercial); desde a utilização criteriosa da madeira para o envelhecimento dos vinhos à utilização mínima de sulfitos, até ao estágio em garrafa.

Whats App Message