MAURO VEGLIO BAROLO DOCG GATTERA 2019

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

MAURO VEGLIO BAROLO DOCG GATTERA 2019

Gattera entrega um Barolo peculiar, mais leve e frutado, de corpo médio, muita estrutura e acidez refrescante, com enorme potencial de guarda.

Selos e premiações

  • D 90
  • RP 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Com vista para um famoso cedro do Líbano plantado há séculos na região, Gattera é uma meção geográfica de Barolo, que leva o nome da fazenda situada ao longo da fronteira entre La Morra e Castiglione Falletto.

Apresenta uma elevação distinta em Barolo até a fração de Annunziata, formando uma curva acidentada entre sudoeste e sudeste na direção nordeste. Os solos tortonianos típicos de La Morra (argila, areia e calcário) encontram aqui solos helvéticos de Castiglione (marga marrom altamente compacta).

Como resultado, está o cultivo de uvas Nebbiolo em cerca de um hectare posicionado a sudoeste, num vinhedo dos anos 1950, bem exposto, que entrega um Barolo maduro, picante, quente e intenso.

Elaborado a partir do sistema Guyot, este vinho amadureceu por 24 meses em barris de carvalho, dos quais 80% usados e não passou por filtração ou afinamento no engarrafamento.

Sua coloração é mais leve do que os demais Barolos da vinícola, com um rubi mais límpido e reflexos sutis de granada. No olfato apresenta uma particular presença de dulço e de notas picantes, que se misturam perfeitamente com aromas terciários frutados e florais.

Em boca, é quente, e suavemente balsâmico com notas tânicas delicadas e um ótimo equilíbrio alcoólico. Bem estruturado e de corpo generoso, apresenta taninos suculendos de dar água na boca, além de muito caráter.

Um Barolo vertical e estruturado, com mais 20 anos pela frente. Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho por, no mínimo, 60 minutos.

Harmoniza muito bem com carnes vermelhas, queijos duros ou uma massa com um ragú de cordeiro, de caça ou de cogumelos selvagens.


93 Pontos - Robert Parker The Wine Advocate

Com frutas de vinhas com 70 anos de La Morra, o Barolo Gattera 2019 apresenta aromas que lembram cereja ou ameixa, principalmente frutas secas, com aspecto luminoso e paladar de corpo médio. O vinho é sedoso no final com taninos suaves. No entanto, tal como os restantes vinhos deste portfólio, considero a fruta menos expressiva em termos de bouquet. Dê a este vinho mais alguns anos de descanso na adega.

90 Pontos - Decanter

Gattera, a conhecida menção geográfica dominada pelo emblemático cedro do Líbano entre La Morra e Castiglione Falletto, normalmente tem notas de terra, chocolate e trufa. Aqui ficam evidentes, aliadas a taninos granulados e acidez refrescante. O vinho apresenta corpo mais leve e caráter elegante, principalmente floral e frutado vermelho.

História

A história da família Veglio começa nos primeiros anos de 1900, na aldeia de Ciotto, próximo à La Morra.

Dos três filhos de Angelo Veglio, apenas Mauro seguiu os passos de seu pai e assumiu a vinícola em 1986, após seu pai adoecer. Com isso, implementou a renovação da quinta, dos vinhedos e de técnicas de vinificação.

No ano seguinte, Mauro casou-se com Daniela e em 1996 somou à propriedade em La Morra os vinhedos adquiridos em Monforte d’Alba, juntamente com conceitos visionários incorporados à área enológica.

Hoje, produz 80 mil garrafas em cerca de 14 hectares de vinhedos distribuídos por La Morra e Monforte d'Alba. Mauro Veglio acredita em um vinho equilibrado, que respeita o terroir e o trabalho atento na vinha e nas caves. Elabora quatro importantes Crus de Barolo: Arborina, Gattera, Rocche dell’Annunziata e Castelletto, além de outros tintos do Langhe: Langhe Nebbiolo, Barbera e Dolcetto d’Alba.

Whats App Message