MAURO VEGLIO BAROLO ARBORINA 2019

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

MAURO VEGLIO BAROLO ARBORINA 2019

Encorpado e elegante Barolo Cru de La Morra, assinado por Mauro Veglio, um dos mais emblemáticos e pontuados nomes da Barolo DOCG

Selos e premiações

  • JS 94
  • RP 94
  • V 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Encorpado e elegante Barolo elaborado por por Mauro Veglio, entre os produtores mais admirados da Barolo DOCG, cujo legado familiar na região remete ao ano de 1900.

Arborina é um pequeno vinhedo Cru no distrito de Annunziata, em La Morra. A 270 metros acima do nível do mar, tem o solo constituído pelas margas de Sant’Agata (formação do período Tortoniano composta por argila misturada com areia muito fina e calcário). Neste terroir, o Barolo se destaca pela fruta e frescor, delicadeza e uma sublime elegância e harmonia.

Elaborado a partir da Nebbiolo plantada no início dos anos 1970 e 1988, o vinho amadurece em pequenas barricas de carvalho (30% novo e 70% de segundo e terceiro usos) por 24 meses, antes de ser engarrafado sem filtração ou clarificação.

Com belíssima cor rubi e reflexos granada, entrega expressivos aromas frutados com excelente intensidade e harmonia geral delicada. O nariz traz notas de frutas vermelhas com um final delicadamente picante.

No paladar, se apresenta delicado, macio, com excelente equilíbrio de álcool e taninos. Boa persistência e mineralidade com final lindo. Complexo, mas extremamente delicado, este vinho mostra as origens de La Morra em frescor e elegância.

Com vida longa pela frente, seguirá evoluindo muito bem pelos próximos 10-15 anos. Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho no decanter por, no mínimo, 60 minutos.

Harmoniza muito bem com carnes vermelhas e de caça, cordeiro temperado com ervas finas e risoto de cogumelos.


94 Pontos - James Suckling

Perfume encantador com aromas de flor de laranjeira, cereja e morango. Na boca é médio a encorpado, com taninos firmes e picantes e um final longo e refinado. Mostra polimento, boa integridade e persistência excelente para a safra. Abra depois de 2027.

94 Pontos - Robert Parker The Wine Advocate

Com frutas provenientes de um dos locais mais bonitos de La Morra e com amplas vistas panorâmicas para os vinhedos circundantes, este é mais um clássico Nebbiolo de uma grande safra. O Mauro Veglio 2019 Barolo Arborina abre com cereja selvagem, alcaçuz e flor azul. O estilo da casa valoriza um pouco mais de riqueza e concentração, embora a qualidade da fruta permaneça lindamente polida. Arborina envelhece 24 meses em barrica com 30% de carvalho novo e 70% de madeira neutra de segundo ou mais usos. A produção é de 6.500 garrafas.

94 Pontos - Vinous by Antonio Galloni

O Barolo Arborina 2019 é super classudo e refinado, adjetivos que normalmente não vêm à mente em Arborina, onde os taninos são muito incisivos. Flores recém-cortadas, frutas vermelhas doces, zest de laranja, menta e giz e dão a Arborina seu brilho e seu ótimo perfil. Este gracioso Barolo de médio corpo tem muita classe.

História

A história da família Veglio começa nos primeiros anos de 1900, na aldeia de Ciotto, próximo à La Morra.

Dos três filhos de Angelo Veglio, apenas Mauro seguiu os passos de seu pai e assumiu a vinícola em 1986, após seu pai adoecer. Com isso, implementou a renovação da quinta, dos vinhedos e de técnicas de vinificação.

No ano seguinte, Mauro casou-se com Daniela e em 1996 somou à propriedade em La Morra os vinhedos adquiridos em Monforte d’Alba, juntamente com conceitos visionários incorporados à área enológica.

Hoje, produz 80 mil garrafas em cerca de 14 hectares de vinhedos distribuídos por La Morra e Monforte d'Alba. Mauro Veglio acredita em um vinho equilibrado, que respeita o terroir e o trabalho atento na vinha e nas caves. Elabora quatro importantes Crus de Barolo: Arborina, Gattera, Rocche dell’Annunziata e Castelletto, além de outros tintos do Langhe: Langhe Nebbiolo, Barbera e Dolcetto d’Alba.

Whats App Message