BARICCI COLOMBAIO MONTOSOLI BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2018

Toscana, Itália
Toscana, Itália

BARICCI COLOMBAIO MONTOSOLI BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2018

Um vinho que é uma verdadeira obra-prima da Toscana, feito em pouquíssimas unidades pelas mãos de uma tradicional família de Montalcino. 97 Pontos Wine Enthusiast e “Top 50 Vinhos do Ano" pela Kerrin O'Keefe!

Selos e premiações

  • JD 95
  • RP 94
  • V 94
  • WE 97
  • WS 96

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

36 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese Grosso

Sobre o produto

O Baricci Brunello di Montalcino 2018 é uma verdadeira obra-prima da Toscana, um Brunello "Grand Cru", de um dos produtores mais respeitados e renomados da Itália. Não à toa recebeu 97 Pontos pela Wine Enthusiast e 96 Pontos pela Wine Spectator.

Nascido em Montosoli, prestigiado vinhedo "Grand Cru" de Montalcino, cujo miolo pertence exclusivamente a Baricci, este o vinho chamado pelo renomado e recém falecido Stephen Spurrier, entre os maiores críticos de vinhos de todos os tempos, como "o Brunello single-vineyard Cru de referência."

Marcado por um verão quente, 2018 foi um ano de Brunellos generosos e plenos. O Brunello da Baricci certamente oferece a fruta madura que marcou a safra, mas também se destaca pela precisão, elegância e excelente potencial de guarda.

O vinho estagiou por 36 meses em barril de carvalho e mais 8 em garrafa antes de ser comercializado. Ele apresenta a mais pura expressão da Sangiovese Grosso: é fresco, vibrante e suculento, com potencial para longa guarda.

Apesar de jovem para um Brunello, tem aromas inebriantes. Carnudo, chão de floresta, cerejas selvagens, nuances salinos, de maresias, com couro e cogumelos presentes.

No paladar, tem corpo médio para encorpado. Cerejas frescas e secas e traços de mineralidade e um até um lado salino (marca registrada dos Brunello de Baricci e os outros da colina Montosoli) se destacam em boca. Sua acidez é linda, pura, permitindo fluidez do início ao fim a degustação. Deixa salivar desde o primeiro gole. A. persistência e evolução em boca é incomparável, uma jornada de 30-40 segundos.

Um vinho que já se mostra incrível já, apesar da juventude. Nos instiga a acompanhar a sua evolução ao longo das próximas décadas. Não é má ideia abrir uma garrafa agora - ao lado de um carré de cordeiro, ossobuco trufado ou um queijo maturado - e guardar uma ou duas para abrir ao longo das próximas décadas.

97 Pontos Wine Enthusiast e “Top 50 Vinhos do Ano 2023" pela Kerrin O'Keefe

96 pontos - Wine Spectator

“Um tinto suculento, vibrante e harmonioso, marcado por aromas e sabores tentadores e multidimensionais de rosas, morango, cereja, alcaçuz, eucalipto, ferro e couro. Ganha intensidade com frutas maduras no médio palato, finalizando com um longo e ressonante final de boca. Melhor de 2025 a 2042”

95 Pontos - Jeb Dunnuck

94 Pontos - Robert Parker’s The Wine Advocate

O Baricci Brunello di Montalcino 2018 apresenta uma expressão clássica da Sangiovese de uma das melhores áreas da denominação Montalcino. Eu sempre amo os vinhos da Baricci, e fiquei muito satisfeito ao encontrar o frescor e os sabores de frutas vibrantes nesta safra, que eu associo com esta propriedade. Há uma cereja marcante, mirtilo e muita pedra branca ou minerais triturados. Um vinho que entrega já de imediato, com grande complexidade tambem, os taninos são macios desde o início."

94 pontos - Vinous (Antonio Galloni) -

O Brunello di Montalcino 2018 me atrai com seu buquê amadeirado e balsâmico, combinando morangos selvagens com arbustos floridos e toques de sálvia. Este vinho é macio ainda que potente, envelopando o paladar com textura madura e especiarias doces, assim como uma mineralidade esplêndida e taninos finos que se instalam em direção ao final. A saturação de framboesas negras e alcaçuz se demora pelo longo, gentil e estruturado final, abrindo caminho para um lindo floral oculto. Existe uma harmonia linda aqui, juntamente com o equilíbrio preciso para uma longa e estável evolução. De importância, enquanto não se afirmou o nome do vinho, o Baricci Brunello é uma pura interpretação da fruta de Montosoli.

História

Com apenas 10.000 garrafas de Brunello elaborado anualmente, exportado para 40 países, Baricci não aceita novos clientes há anos, toda a produção alocada com um ano de antecedência. Sonoma Market tem a sorte e a honra de ser a única importadora da América Latina que consegue uma alocação anual...

A história comecou em 1955 que o camponês Nello Baricci encontrou o terreno perfeito para começar a sua produção de vinhos: Colombaio Montolsoli era o nome da propriedade. Nello foi um visionário e plantou com muito sacrifício os seus 12 hectares de vinhedos - 5 dentre os quais estão localizados na pequena colina de Montosoli, microrregião no norte de Montalcino que hoje é considerada o mais importante vinhedo da DOCG, um verdadeiro "Grand Cru" Toscano.

Em 1967, Nello se juntou a Biondi Santi e Pacenti para fundar o Consórcio de Brunello di Montalcino, associação que busca proteger e promover os vinhos da região. Entre os primeiros trés produtores a elaborar o Brunello di Montalcino (hoje são mais que 300).

O primeiro Brunello lançado pela Baricci foi em 1971 e, a partir de então, eles vêm produzindo Brunellos que são sinônimo de tipicidade, tradição e qualidade. A partir de 2009, Federico e Francesco Buffi, da terceira geração da família, assumiram o comando da vinícola.

Com uma viticultura sem pesticidos a agro-tóxicos ou aditivos quimicos, sempre ba busca da pureza da fruta, seguem com comprometimento e paixão o legado do avô, reforçando o conceito de vinícola boutique e prezando pela qualidade e respeito à tradição.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message