ATLÁNTICA VANGUARDIA CUATRO TANNAT MALBEC 2021
ATLÁNTICA VANGUARDIA CUATRO TANNAT MALBEC 2021
Cuatro é um Tannat uruguaio incrivelmente macio e austero, com um “quê” de Bordeaux. É feito com um toque de Malbec e é capaz de seduzir os amantes de vinhos robustos e sóbrios.
Selos e premiações
- s91
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
13.10%TEMPO DE BARRICA
6 MESESDESCANSO
30 MINTEMPERATURA
18.00 °CUVA/CORTE
MalbecTannatSobre o produto
“Cuatró” é a obra de arte que estampa o rótulo deste austero Tannat-Malbec, de autoria da artista Lara Campiglia. Parte da renda de cada um desses vinhos é revertida em doações para uma ONG local na região de Canelones, Uruguai..
Cuatró é um tinto de produção super exclusiva, assinado por Fernando Pettenuzzo, que já foi presidente da Associação de Enólogos do Uruguai, um dos fundadores da Associação de Enólogos da América Latina, também considerado "Melhor Sommelier de Uruguai" em 2020.
Elaborado com uvas de vinhedos plantados na região costeira do Uruguai, o corte é composto por 60% Tannat e 40% Malbec. Após ser vinificado em tanques de aço inox com temperatura controlada, o vinho foi transferido para barricas de carvalho americanas, onde estagiou por 6 meses.
Tem cor vermelho profundo com reflexos violáceos, exala exuberantes aromas de frutas maduras, como groselha e ameixa, com toques de geleia de jabuticaba. Em boca a fruta plena e robusta, ameixas gordas e framboesas maduras, fazem um belo equilíbrio com um lado mais sério, sóbrio, que remete muito os franceses de Bordeaux ou Madiran. O toque de mineralidade, grafite e pedra quebrada, remete muito a Bordeaux. Apesar de ser majoritariamente feito com Tannat, os taninos são amaciados pela jovialidade da Malbec .
Pode ser um vinho para ser apreciado em um momento de contemplação, mas também é excelente quando pareado com risoto de vinho tinto com cordeiro grelhado.
91 Pontos - Sonoma Market
História
Bodega Atlántica é uma vinícola boutique uruguaia que elabora vinhos de produção super limitada (apenas algumas centenas de garrafas por rótulo em cada ano), explorando o que há de mais elegante no país.
A produção é assinada pelo famoso enólogo Fernando Pettenuzzo, que já foi presidente da Associação de Enólogos do Uruguai e também é um dos seis fundadores da Associação de Enólogos da América Latina, fundada no começo de 2023.