Atelier Tormentas Vermelho Cabernet Franc 2015

Campos de Cima da Serra, Brasil
Campos de Cima da Serra, Brasil

Atelier Tormentas Vermelho Cabernet Franc 2015

Um Cabernet Franc lindo e delicado, que mostra o potencial da uva no Brasil e até faz confundir com o Vale do Loire.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

11.50%

Descanso

20 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc

Sobre o produto

Não espere encontrar aqui um Cabernet Franc denso e opulento. Este, nas palavras do próprio vinhateiro, Marco Danielle, tem “espírito de Pinot Noir e estrutura da Borgonha” e mostra a “valorização da complexidade em detrimento da potência”.



Depois de mais de sete anos de guarda, o vinho encontrou agora o seu auge. Ainda tem boa entrega de fruta silvestre fresca, trama floral e toques herbáceos que ora lembram os varietais de Cabernet Franc do Vale do Loire. Mas a idade caiu bem para o vinho, que traz começa a despontar um toque de “sous-bois” e terra úmida.



Na boca, mostra perfeita integração com a madeira: o vinho é delicado, tem taninos finíssimos e macios, além de acidez que limpa o paladar e faz boa companhia a uma tábua de embutidos ou a um boeuf bourguignon.



Suas uvas são provenientes de um vinhedo localizado na cidade de Campos de Cima da Serra, no noroeste do Rio Grande do Sul, quase na divisa com Santa Catarina, a 850 metros de altitude em relação ao nível do mar. O vinho foi fermentado em cachos inteiros e as uvas, pisadas a pés. Depois, o vinho estagiou por 12 meses em barril de carvalho. Por não ser filtrado, o vinho pode conter traços de borra.

História

Foi no ano de 2002 que o então publicitário e fotógrafo Marco Danielle fez os primeiros testes de vinificação ainda como hobby, na garagem de sua casa. Dois anos depois, começou a vender a sua pequena produção (que somava pouco mais de 100 raras garrafas). Seus vinhos logo começaram a chamar a atenção de enófilos e connoisseurs, interessados em conhecer alguns dos primeiros vinhos naturais do Brasil, e a sua exclusiva produção se esgotava safra a safra.



Em 2013 deixou a garagem de sua casa e oficialmente inaugurou o Atelier Tormentas na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Apesar da mudança, o Atelier segue com o objetivo de produzir vinhos puros, com a mínima intervenção humana e que representem toda a autenticidade do terroir. A produção, pequena e com foco em qualidade, é limitada a cinco mil garrafas por ano.



Hoje, Marco Danielle está entre os mais conceituados vinhateiros do Brasil e é considerado fundamental na consolidação do país enquanto produtor de vinhos de mais alta qualidade. Seus vinhos colecionam elogios dos principais críticos do mundo dos vinhos, incluindo Steven Spurrier, editor da revista britânica Decanter Magazine.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message