Atelier Tormentas Tannat & Petit Verdot 2016

Serra Gaúcha, Brasil
Serra Gaúcha, Brasil

Atelier Tormentas Tannat & Petit Verdot 2016

Um vinho natural brasileiro com inspiração na região francesa de Madiram, conhecida no mundo todo por seus tintos potentes.

Selos e premiações

  • Natural

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

12.00%

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Tannat
  • Petit Verdot

Sobre o produto

Marco Danielle, um dos enólogos naturais mais conceituados do Rio Grande do Sul, buscou inspiração na região francesa de Madiram para a produção deste tinto. A Apelação de Origem Controlada fica ao sul da cidade de Bordeaux, próximo aos Pirineus e a fronteira da Espanha, e é conhecida no mundo todo por seus tintos potentes.

Em 2016, o Atelie Tormentas elaborou sua própria versão das castas Tannat & Petit Verdot, fugindo do estilo de vinhos que estas uvas costumam dar origem aqui na América do Sul.

Notas de framboesa e um equilíbrio primoroso na combinação entre a acidez típica dos vinhos europeus com a doçura das uvas perfeitamente maduras de regiões mais quentes foi resultado da colheita precoce da Petit Verdot com os taninos adstringentes da Tannat.

Foram dois anos de barrica e um ano em garrafa para amaciar seus taninos potentes deste vinho.

O resultado é único, estável, longevo, de aromas muito límpidos. Um rótulo que une potência e frescor, e pede por comida harmonizada, como carnes curadas.

História

Em 2002, Marco Danielle começou uma empreitada em Canela, no Rio Grande do Sul, produzindo vinhos conceituais, sempre abaixo do radar.

Segundo Marco, sua meta é trabalhar obstinadamente na elaboração de vinhos sérios, capazes de consolidar o conceito de vinho brasileiro ser signo de respeito da comunidade internacional, buscando confirmar a posição do Brasil como uma importante nação vitivinícola do Novo Mundo.

O seu toque de alquimista vem do fato de não abrir mão da vinicultura radicalmente natural, rejeitando correções, aditivos químicos e manipulações, usando as melhores uvas como único ingrediente. Sempre procurando contemplar e não reinventar a natureza.

Seguindo este preceito norteador do Projeto Tormentas, Marco quer entregar ao apreciador vinhos mais autênticos e expressivos, orientados pelo respeito ao elo entre a natureza e o homem.

Whats App Message