ARNAUD BAILLOT VOSNE-ROMANÉE AOC 2022
Elegante exemplar da jovem viticultura borgonhesa, em uma das apelações mais renomadas da região: um Vosne-Romanée em sua forma mais clássica e nobre, por um dos produtores em maior ascensão.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeO “Rolls Royce” do Pinot Noir. Do vinho, na verdade. E não de hoje.
De pequena Vosne-Romanée, a AOC mais famosa da Côte de Nuits, portanto da Borgonha, tem sido escrito dezenas de livros.
"Vosne-Romanée é a joia da coroa da Borgonha, produz vinhos que são sensuais, refinados e complexos… Há séculos geram alguns dos vinhos mais aromáticos, elegantes e longevos do mundo." - Alan Meadows (Burghound)
Abordagem jovem, com respeito às tradições, integra a filosofia do enólogo e proprietário da domaine que leva seu nome: Arnaud Baillot, um dos mais proeminentes produtores da Borgonha desta nova geração.
Seus vinhos estão nas cartas de restaurantes de 2 e 3 estrelas Michelin, em Nova York, a exemplo do Eleven Madison Park.
Reconhecido em outras safras pelos maiores críticos da Borgonha com 94+ Pontos, este exemplar da apelação Vosne-Romanée de 2022 envelhece por 12 meses em barricas de carvalho francês (25% novas) e surpreende por sua tipicidade e vivacidade.
Cerejas pretas e ameixas gordas e opulentas dão lugar às típicas especiarias de Vosne-Romanée—canela, pimenta-do-reino e um toque de cravo—que se mesclariam com sutis aromas florais de violeta e rosa.
Notas terrosas de cogumelos, chão de floresta e um leve toque mineral completam o buquê, sedutor, complexo...
No paladar mostra um equilíbrio perfeito entre riqueza e frescor. Uma concentração de frutas plenas, cereja preta, framboesa madura e cassis, mas ainda sentimos a finesse e a elegância típicas, inigualável da Vosne-Romanée...
Cravo de leve, noz-moscada, muito bem integrados, abrindo só após uma meia hora na taça, dão lugar para taninos aveludados e presentes, que agrega para a estrutura do vinho, que é notável, o yang para o yin da vibráncia, frescor e maciez... Toques terrosos e umami e uma leve mineralidade agregam para o senso de terroir... este é Borgonha no final, o ápice dela...
Macio e super suculento, com muita energia, vai evoluir lindamente nos próximos 10-15 anos (até 2039). O paladar de corpo médio transmite sensação de robustez e apresenta equilíbrio perfeito entre taninos elegantes e acidez vibrante.
Harmoniza perfeitamente com pratos principais elegantes com carne vermelha ou com aves mais robustas, a exemplo de um magret de pato ao rôti com gratin de batatas.
96 Pontos - Sonoma Market
Arnaud Baillot é um jovem vinicultor radicado no coração da Côte de Beaune, em Beaune. Ele assume ali o papel de proprietário e enólogo da domaine. Trabalha ao lado de sua esposa, Laure Hudelot-Noellat, da família que dá nome à estabelcida propriedade em Chambolle-Musigny.
Em 2017, Arnaud e Laure embarcaram na sua primeira aquisição de vinhas na Côte de Beaune, onde produzem desde vinhos brancos à base de Chardonnay a robustos Chassagne-Montrachet e Meursault Le Limozin. Dentre os tintos, apresenta todo charme e elegânci
a da Bourgogne Pinot Noir, com rótulos de Gran Cru e 1er Cru de Vosne-Romanée a Les Suchots.
A sua filosofia é respeitar e promover a complexidade da região vinícola da Borgonha, ao mesmo tempo que produz vinhos baseados no terroir.