ANTOINE OLIVIER CHASSAGNE MONTRACHET PREMIER CRU MORGEOT 2020

Borgonha, França
Borgonha, França

ANTOINE OLIVIER CHASSAGNE MONTRACHET PREMIER CRU MORGEOT 2020

Chassagne-Montrachet é considerado por muitos a expressão mais complexa da casta Chardonnay em todo o mundo. Conheça a opulência e elegância deste sedutor Premier Cru.

Selos e premiações

  • AK 93

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

12.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

11 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Ao sul da Côte de Beaune, eis que surge Chassagne-Montrachet e Puligny-Montrachet, terroirs dos maiores Grands Crus e Premier Crus de vinhos brancos borgonheses.

Ao lado de Puligny-Montrachet, Chassagne é considerado por muitos a expressão mais complexa da casta Chardonnay em todo o mundo.

São vinhos incrivelmente longevos, com a possibilidade de melhorar na guarda por no mínimo 10 anos, às vezes até 40 ou 50 anos, nos casos dos vinhos Premier e Grand Cru!. Isso mesmo! Quase nenhum outro vinho branco possui uma vida tão longa.

Este belíssimo cuvée vem de Chassagne-Montrachet Premier Cru “Les Morgeot ”, o maior vinhedo premier cru de Chassagne Montrachet.

Segundo Rajat Parr, Master of Wine, um dos mais influentes sommeliers do mundo hoje, "Chassagne produz alguns dos vinhos mais minerais e do mais puro poder de toda Côtes de Beaune. Falando especificamente do Cru Morgeot, “pode esperar um brilhante destaque de mineralidade em volta em um camadas de raspas de limão e damasco.”

A Chardonnay que elabora este lindo Chassagne Montrachet foi colhida à mão e o vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês durante 11 meses.

Em taça, apresenta cor amarelo pálido e no nariz, seduz com aromas de brioche, entrelaçados em notas florais e de frutas brancas.

Ao palato, é carregado de uma soberba expressão do seu terroir. Opulento e generoso, entrega fruta pura, equilibrada com uma linda mineralidade, uma elegância sublimar e uma acidez que vibra com louvor. Além de um frescor notável que persiste longamente.

Um Chassagne elétrico e opulento ao mesmo tempo, faz jus à safra de 2020, entregando tanto prazer imediato quanto uma complexidade que vai se revelando na taça aos poucos após servir. Estr vinho tem 20 anos para frente.

Uma excelente harmonização para Bisque de Crevettes, lagosta à base de manteiga, , sashimis de robalo ou salmão ou ainda aves com molhos brancos cremosos.

94 Pontos - Alykhan Karim - CEO - Sonoma Market

História

A Domaine Olivier foi criada por Hervé Olivier no final dos anos 60, nas aldeias de Santenay e Savigny-les-Beaune, na Borgonha.

Hoje, Antoine (bisneto de Harvé), administra a vinícola e colabora para a expansão da propriedade, que estendeu-se primeiro por Santenay, depois em Montrachet, em Savigny-les-Beaune, Pommard e, mais recentemente, em Rully.

Durante o desenvolvimento da vinícola, os Oliviers se esforçaram para reviver e cultivar antigos terroirs, historicamente conhecidos pela produção de vinhos brancos Santenay. Estas parcelas, abandonadas há quase um século, permitiram a produção de vinhos que estão entre os mais procurados da Borgonha.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message