DOMAINE ALBERT GRIVAULT CLOS BLANC PINOT NOIR POMMARD 1ER CRU 2019
DOMAINE ALBERT GRIVAULT CLOS BLANC PINOT NOIR POMMARD 1ER CRU 2019
Este Premier Cru de Pommard foi elaborado em uma minúscula parcela do vinhedo Clos Blanc e está disponível em quantidade muito limitada. Conheça!
- ws93
- bh92
- jr17
- s94
- v92
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Aves
- Queijos
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
13.50%TEMPO DE BARRICA
18 MESESDESCANSO
90 MINTEMPERATURA
18.00 °CUVA/CORTE
Pinot NoirSobre o produto
Ao longo dos últimos 100 anos a Domaine Albert Grivault tornou-se mundialmente famoso pela qualidade dos seus cuvees, elaborados exclusivaamente das melhores parcelas em Meursault e Pommard, na Côtes de Beaune.
“Domaine Albert Grivault é um farol de excelência… produz vinhos que consistentemente vinhos que capturam a essência de seu terroir único com precisão e finesse." - Allen Meadows (Burghound)
"Sinônimo de qualidade e elegância, entregue vinhos que são ao mesmo tempo complexos e profundamente expressivos de seu terroir." - Jancis Robinson
“A atenção meticulosa aos detalhes e a dedicação aos métodos tradicionais de vinificação de Albert Grivault fazem de seus vinhos uma verdadeira representação do melhor da Borgonha." - Neil Martin (Vinous)
Este é da Clos Blanc , vinhedo 1er Cru na Pommard AOC, que recebeu esse nome pois no século XII, a abadia de Cîteaux plantou o vinhedo com uvas brancas. Desde 1937 é plantado com Pinot Noir.
O solo do topo do vinhedo é composto por argila arenosa, enquanto um pouco mais abaixo existe também argila de seixos. A parcela da vinícola que pertence a Grivault é o miolo, de menos de 1 hectare (precisamente 89 ares ou 0,89h) e produz apenas cerca de 4500 garrafas por ano. As vinhas possuem, em média, 38 anos, mas as mais antigas foram plantadas em 1937.
Este Pinot Noir tem uma reputação que o precede e arranca suspiros por onde passa. Foi envelhecido em barricas de carvalhos francês por 18 meses antes de ser engarrafado.
Apresenta cor vermelha rubi de média intensidade em taça e é levemente translúcido. No nariz expressa ricas notas de framboesa, amora, cereja e ameixas bem maduras e também em compota. Esconde também toques de cereja amarena (preta) e nuances de cogumelo com toques herbáceos e um fininho de tosta e avelã, resquícios do seu período em carvalho francês.
No paladar é poderoso, suculento e muito bem estruturado, sem perder a elegância nem por um segundo. Tem um pouco de amoras desidratadas e confirma as notas sentidas no nariz. Tem corpo médio para cheio, boa concentração, acidez e taninos maduros e muito sedosos, que culminam em um final longo e duradouro.
Ser for abrir antes de 2027 recomendamos decantar por pelo menos uma hora. Pode evoluir com sucesso na adega até 2040.
É um vinho perfeito para harmonizar com aves de caça como pato ou ganso.
94 Pontos - Sonoma Market
93 Pontos - Wine Spectator
"O Pommard Clos Blanc 2019 de Albert Grivault é um vinho lindamente elaborado, com uma harmoniosa mistura de frutas escuras, notas terrosas e um toque de especiarias. Sua complexidade e estrutura refinada fazem dele um vinho para acompanhar nos próximos anos."
- 92 Pontos - Allen Meadows (Burghound)
- "O Pommard Clos Blanc 2019 de Albert Grivault é um vinho deslumbrante, exibindo profundidade e estrutura notáveis. Sua acidez vibrante e taninos finamente granulados fazem dele um destaque nesta safra."
- 92 Pontos - Neal Martin (Vinous)
- "O Pommard Clos Blanc 2019 de Albert Grivault é uma aula de equilíbrio e potência. Os sabores ricos de frutas escuras são perfeitamente complementados por sua firme estrutura tânica e longo final mineral."
- 17/20 - Jancis Robinson
- "O Pommard Clos Blanc 2019 de Albert Grivault é uma expressão excepcional de Pommard. Combina intensidade e elegância, com camadas de frutas maduras, especiarias e uma influência de carvalho lindamente integrada."
História
Domaine Albert Grivault é um nome bem conceituado entre os produtores de Meursault, apelação localizada na sub-região de Côte de Beaune, na Borgonha.
A propriedade existe há mais de 140 anos e sua posição em Meursault remonta a 1877, quando Albert Grivault assumiu a destilaria da cidade. Apesar de ser mais conhecida por suas Eaux de Vies (Grivault também estabeleceu uma destilaria na cidade de Béziers, no sul da França, em 1888), as propriedades mais amplas incluíam vinhedos e produção de vinho em Meursault.
Em 1879, Grivault compra o vinhedo “Clos des Perrières", de um hectare, do Marquês de La Troche, estabelecendo o que tornou-se o carro-chefe da Domaine. Clos des Perrières fica dentro do amplo vinhedo Meursault Perrières, do qual Grivault também detém mais de 1,5 hectares.
Após sua morte, cinco anos depois, a propriedade passa a ser administrada por sua viúva e, posteriormente, por suas filhas Berthe e Mathilde (esta última adota o sobrenome Bardet por casamento).
Seu filho Michel Bardet e as irmãs Marguerite e Denise assumiram a propriedade em 1980, com os filhos de Bardet, Claire e Henri-Marc, ingressando na propriedade em 2004. Marguerite Bardet se aposentou de seu cargo na propriedade em seu 142º ano, em 2019.
A maior parte da produção está centrada em Meursault, que (ao lado do carro-chefe Clos des Perrières) inclui participações em Perrières e Clos du Murger. Todos os vinhos da propriedade são brancos, com exceção de um único Pinot Noir Premier Cru produzido em Pommard.